quarta-feira, março 21, 2012


Desvendando o mistério: tons e subtons da MAC

 De acordo com o meu tipo de pele, posso dizer que a MAC é uma das melhores marcas de maquiagem que varia de excelentes produtos desde os primers até as lindas sombras e pigmentos. Tudo é bom! Mas se tem uma coisa que me incomoda/complica muito é a hora de escolher dos tons certos para base, corretivo e pó. Acho que não sou uma menina solitária no mundo com esse tipo de dúvida, né?

 Eu encontrei uma tabelinha com os tons e as referências bem explicadinho e resolvi compartilhar com vocês...

 Como a MAC é uma marca que tem produtos de literalmente TODOS os tons, eles criaram umas separações por tom e subtom para facilitar (ou não, ein?) a vida da gente. 

 Para começar cada produto de pele tem um número. Esse número pode ser 1, 2, 3… ou 15, 30, 35… Essa numeração representa a altura do tom da base, ou seja: 1 é mais claro, 5 mais escuro... 20 é mais claro, 45 é mais escuro.
Geralmente quando o produto é C, N ou W a numeração que representa a altura do tom da base é de 1 a 10. E quando o produto é NC ou NW eles usam do 15-60.


 Mas que danado é C, NC, N, NW e W? O que elas significam? As letras que acompanham a numeração da base representam o subtom, tipo... Rosado, amarelado, neutro e etc.

É importante lembrar que essa divisão dos produtos não altera o acabamento ou textura do produto, altera apenas a cor.


 O que cada sigla quer dizer?

 Saber o qual é o subtom da sua pele facilita bastante na hora da escolha. Para descobrir, existem algumas referências que você pode observar...

Peles Quentes(Warm):
  • Olhos: Castanhos, verdes,  mel.
  • Cabelo: Castanho, preto, dourado, loiro, acobreado, vermelho.
  • Veia do pulso: Esverdeada.
  • Aparenta ser mais saudável usando roupas: Vermelhas, amarelas e salmons.
  • Geralmente fica melhor em acessórios: Dourados.
Peles Frias(Cold):
  • Olhos: Azuis, verdes.
  • Cabelo: Castanho, preto, loiro.
  • Veia do pulso: Azulada.
  • Aparenta ser mais saudável usando roupas: Azuis, roxas e rosas.
  • Geralmente fica melhor em acessórios: Prateados.
 Algumas pessoas acham que peles muito claras são mais frias enquanto as quentes são mais escuras. Isso não é uma regra. Peles quentes podem ser muito claras enquanto peles frias podem ser morenas e bronzeadas.
Se a sua pele varia muito nas dicas acima e você não consegue definir se é quente ou fria, ela provavelmente é neutra. Não tem um subtom. Nesse caso, tome cuidado com bases muito amareladas ou muito rosadas. Procure tons mais neutros(N). um NC ou NW funcionaria muito bem também. Investir num C ou num W pode deixar a sua pele muito laranja ou avermelhada. 


Então sabendo o subtom da minha pele, qual tom eu compro?
 Algumas pessoas acham que se a pele é quente(warm) tem que comprar bases rosadas. Mas nem sempre é assim. Por exemplo, se a sua pele do rosto é super quente e bem rosada você pode usar bases levemente amareladas para neutralizar o rosado.
É bom ter em mente que, para neutralizar a pele muito amarela, você pode usar uma base levemente rosada, e vice e versa. A maioria das pessoas não precisa neutralizar o tom do rosto, e na maioria das vezes nem dá para ver uma grande diferença, mas na hora de escolher seu tom de base o MAIS importante é testar (aqui você vai saber o melhor jeito) no rosto e aprovar.
2 Comentários

2 comentários:

Anônimo disse...

Nineeeeeeee,ameii esse post!hahaha aquela minha dúvida hein?:) Tu é demais,que maravilhaa!bjooo Giga

Karine Filizola disse...

kkkkkkkkkkkkk eu seeei que é a dúvida de todaas!!
eu tbm ja errei demais a numeração desses produtos da mac, aff..

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Quem sou eu

Minha foto
Brazil
Estudante de administração, mas invejosa com quem faz o curso de moda. Apaixonada também por maquiagem e tudo que gira ao redor desse mundo. Criei o KF pra poder dividir com vocês toda minha paixão, sem que as pessoas que não se interessam fique criticando. Recifense com apenas 17 aninhos, não resisto a um tal rítmo chamado forró, adoro novelas, fofocas de celebridades e fotografia. Meu nome é Karine Filizola, como sabem, mas eu amo quem me chama de Nine. Espero que gostem do meu (nosso) cantinho :)